Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Mais atento à regra do jogo

Há dez anos, quando fui gerente de futebol do Guarani, já demonstrava o interesse de levar profissionais especializados para dar dicas de como realmente funciona a regra do esporte. Na oportunidade tive um pouco de resistência, porque tem muito dirigente que acha isso dinheiro jogado fora. É brincadeira? A verdade é que ao ser expulso contra o Colo-Colo o atacante Neymar demonstrou um total desconhecimento da regra. Muita gente achou exagero do árbitro uruguaio ter dado o vermelho pela simples brincadeira de colocar uma mascada. Mas realmente não pode. Desde 2007 a Fifa proibiu qualquer uso desse tipo de objeto. Os jogadores deveriam saber disso.



Mas acho que pior que o “mascarado” camisa 11, faltou inteligência ao Elano. Ser expulso com o jogo ganho e fora de campo só pode ser piada, né? Apesar da vasta experiência, talvez também tenha faltado a ele o conhecimento total da regra. Afinal, um jogador pode ser advertido em qualquer momento do evento. Inclusive nos intervalos e após as partidas. Aposto que muita gente não sabia disso.
Por exemplos como esses achava legal os clubes intelectualizarem seus atletas para o regulamento do futebol. Certamente será útil. Sobretudo em competições como a Libertadores, onde normalmente os nervos estão à flor da pele. E a malandragem também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário