Páginas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Ponte, Oeste e Mirassol tentam desbancar os grandes no Paulistão


Por Alexandre MassiSão Paulo
Montagem Renatinho Roger Xuxa (Foto: Montagem sobre foto da Ag. Estado)Renatinho (Ponte Preta), Roger (Oeste) e Xuxa (Mirassol) continuam vivos na briga pelo Paulistão 2011
AS QUARTAS DE FINAL DO PAULISTÃO 2011
São Paulo x PortuguesaPalmeiras x Mirassol
Corinthians x OesteSantos x Ponte Preta
As grandes equipes de São Paulo entram como favoritas à conquista do Paulistão nesta reta decisiva do estadual. Mas, ao final da primeira fase, três times do interior seguem firmes na buscar por um lugar ao sol. Oeste, Mirassol e Ponte Preta fazem companhia a São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos e Portuguesa nas quartas de final, que serão disputadas no próximo fim de semana.
A Federação Paulista de Futebol se reúne na tarde desta segunda-feira para definir os detalhes da reta final do Paulistão 2011. O Conselho Técnico da entidade tem reunião marcada para as 14h, quando decidirá, inicialmente, as datas, horários e locais das partidas das quartas de final.
Clubes menores costumam dar trabalho no Campeonato Paulista. No ano passado, o Santo André fez a final com o Santos. Em 2008, a Ponte também chegou à decisão com o Palmeiras. E até mesmo finais caipiras estão escritas na história da competição. A mais famosa delas, a de 1990, entre Bragantino e Novorizontino.
Para 2011, o técnico corintiano Tite já admitiu que teme que um dos quatro grandes fique pelo caminho, tropeçando num dos caipiras. Então, o GLOBOESPORTE.COM faz um balanço da participação dos três times na primeira fase e apresenta a seguir os responsáveis pelas belas campanhas de suas equipes.
Ponte: imbatível contra os grandes
Renatinho, da Ponte Preta (Foto: PontePress / Thiago Toledo)Renatinho é o principal destaque da Macaca
(PontePress/Thiago Toledo)
Surpresa do Paulistão, a Ponte Preta chega à segunda fase com dois trunfos: a campanha contra os quatro grandes do estado e o desempenho longe do Moisés Lucarelli.

Frente ao “Trio de Ferro”, três vitórias - 2 a 1 no Palmeiras, 1 a 0 no Corinthians, 1 a 0 no São Paulo - e um empate - 2 a 2 com o Santos.
A classificação da Macaca se deve também às atuações fora de Campinas. Dos 32 pontos conquistados, 18 foram obtidos longe de seus domínios (seis vitórias em nove jogos).

A defesa da Ponte é a terceira melhor do campeonato, com apenas 16 gols sofridos, mas o grande destaque do time é o meia-atacante Renatinho, 22, cinco gols no Paulistão. Revelado pelo Coritiba, ele está emprestado ao clube campineiro até o fim do ano. Veloz, pode atuar como quarto homem de meio-campo ou como segundo atacante.
O “quarteto mágico” de Itápolis
Willian José do São Paulo contra o Oeste (Foto: Vipcomm)Cris (3) e Paulo Miranda (4) contra o São Paulo
(Vipcomm)
Pela primeira vez na história, o Oeste garantiu vaga na fase final do Paulistão. Sexto colocado na primeira fase, com 31 pontos, o time de Itápolis deve isso a quatro jogadores: Fábio Santos, Anselmo Ramon, Roger e Reinaldo. Juntos, eles fizeram 24 dos 25 gols da equipe no campeonato.
Fábio Santos, 24, já fez nove e está atrás apenas de Liedson e Elano na artilharia. Seu parceiro de ataque, Anselmo Ramon, 23, tem sete e está no clube por empréstimo. Quem detém seus direitos é o Cruzeiro, que o contratou em 2006 junto ao Bahia. O jogador, no entanto, nunca teve chance no clube mineiro. Esta é a sexta vez que a Raposa empresta o atleta.
O reserva imediato dos dois é Reinaldo, 30, que iniciou a carreira no Palmeiras e se destacou em cenário nacional no Botafogo, clube que defendeu de 2005 a 2007.
Mais atrás, municiando os atacantes, está o meia Roger, 25, revelado pelo Internacional de Porto Alegre. Apesar do talento, o armador sempre se destacou mais pela indisciplina. Por este motivo que não permaneceu no Mirassol, em 2009, e no São Caetano, no ano passado.
Se quiser passar pelo Oeste, o Corinthians precisará ter atenção redobrada com o “quarteto mágico” de Itápolis. Na primeira fase, o Timão levou a melhor: 3 a 0.
Mirassol em queda
Elano Santos Xuxa Mirassol (Foto: Ag. Estado)Xuxa divide com Elano, do Santos (Agência Estado)
Apesar do sétimo lugar na fase de classificação, o Mirassol tem mais motivos para se preocupar do que comemorar. Após uma primeira metade de campeonato perfeita, quando conquistou 22 pontos em dez jogos e chegou a liderar o Paulistão, o time teve uma queda de rendimento e somou apenas oito pontos nas últimas nove rodadas.
A falta de resultados está ligada ao desempenho do meia Xuxa, 29, artilheiro da equipe com oito gols. Termômetro do time, o armador passou a ser marcado pelos adversários e tem tido pouco espaço para servir os companheiros e decidir as partidas.
Este é o segundo Paulistão que Xuxa disputa pelo Mirassol. Em 2008, ele também se destacou e quase foi parar no Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário