Páginas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Onde você estava quando Fernando Torres marcou?; resumão do fim de semana do futebol europeu

Enfim o espanhol conseguiu fazer o que muita gente imaginava que não ia acontecer: fez seu primeiro gol com a camisa do Chelsea. Ajudou a manter sua equipe viva na disputa do título inglês. Mas o favorito é o Manchester United, que venceu com gol no final. Como sempre.
Tão favorito quanto o Milan, que conseguiu abrir oito pontos de vantagem na liderança na Itália. Mesma vantagem do Barcelona na Espanha.
Quem também tinha tal dianteira era o Borussia Dortmund. Até que resolveu perder para o lanterna do Campeonato Alemão e agora já vê o Bayer Leverkusen pelo retrovisor. Leia abaixo o resumo do fim de semana do futebol europeu!
INGLATERRA
Segundo o auxiliar-técnico Mike Phelan, é a tradição do clube. O treinador Sir Alex Ferguson gosta de dizer que é a atitude de não desistir jamais. O fato é que o Manchester United parece sentir prazer sádico em fazer seus adversários acreditarem que podem ganhar ou empatar o jogo. Até que nos minutos finais aparece alguém de vermelho para marcar o gol decisivo.
Neste ritmo, os Diabos Vermelhos devem conquistar o histórico 19º título inglês. Isso os deixaria como os maiores campeões da história do país. No sábado, a vítima foi o Everton. O clube de Liverpool teve excepcional atuação defensiva. Fechou as laterais e o miolo da zaga. Jagielka foi um leão e parecia que o United estava sem imaginação para furar o bloqueio. Mas era inevitável. A cinco minutos do fim, Valencia foi à linha de fundo e cruzou bem alto. A bola foi caindo, caindo, caindo até que encontrou a cabeça de atacante que parece estar sempre no lugar certo e na hora exata: Javier Chicharito Hernandez. Ele definiu o 1 a 0 que fez a equipe atingir os 73 pontos. Faltam quatro rodadas para terminar.
O Arsenal é o anti-Manchester United. É só aparecer a chance de ser campeão que começa a encher as fraldas. Pressionado pela regularidade do líder, esqueceu como se vence uma partida de futebol. Ou quase isso. Nas últimas sete rodadas, venceu apenas o Blackpool. O desempenho desabou justamente no momento mais decisivo. No domingo, a queda foi contra o Bolton, no que representava a última esperança de se manter na disputa pelo título. Gol de Cohen, aos 45 do segundo tempo, acabou com o sonho e decretou a vitória dos donos da casa por 2 a 1. Desde 2005 o Arsenal não sabe o que é levantar um troféu. Agora está em terceiro, com 64 pontos.
O único rival que se coloca entre o United e a 19ª conquista é o Chelsea. Contra o West Ham, confirmou o favoritismo e venceu por 3 a 0. Está com 67. Mas não é só isso. O segundo gol dos Azuis foi de... adivinhem? Fernando Torres!
Não é 1º de abril. Depois de 14 jogos, 12 horas e 12 minutos de futebol, o atacante de 50 milhões de libras fez o primeiro com a camisa 9 do Chelsea. O que levou até a um movimento no Twitter com a piada "Onde você estava quando Torres marcou?"
Lembram do Liverpool? Aquele mesmo time que flertava com o rebaixamento no primeiro turno e virou motivo de piada na Inglaterra? Agora sob o comando de Kenny Dalglish, apresenta reação impressionante no segundo turno. Tanto assim que ao golear o Birmingham por 5 a 0, bateu nos 52 pontos. Está a míseros quatro de uma inacreditável classificação para a próxima Liga dos Campeões da Europa. Maxi Rodríguez fez três.
Outros resultados: Wolverhampton 1-1 Fulham, Tottenham 2-2 West Bromwich Albion, Sunderland 4-2 Wigan, Blackpool 1-1 Newcastle, Aston Villa 1-1 Stoke, Blackburn e Manchester City se enfrentam na segunda-feira.
ESPANHA
A rodada na Espanha aconteceu com o país todo pensando no que vai acontecer na quarta-feira. É quando Real Madrid e Barcelona fazem a primeira partida das semifinais da Liga dos Campeões. E depois do triunfo madrilenho na final da Copa do Rei, começará a ser respondida a pergunta: teria José Mourinho encontrado uma forma de enfrentar o aparentemente imbatível Barcelona?
Na liga, é impossível ver os catalães desperdiçando o título. A vantagem se mantém em oito pontos. Restam apenas cinco jogos.
Com extrema tranquilidade, o Barça passou pelo Osasuna em casa por 2 a 0. Valeu pelo fim do jejum de gols de David Villa, que começava a incomodar. Eram 11 partidas sem marcar. Ele abriu o placar complementado nos instantes finais por Messi, que parece fazer gols por diversão. O argentino fez o 50º na temporada. Para alegria de Shakira, que assistiu a tudo das tribunas do Camp Nou ao lado do namorado Piqué que, até o momento, não comemorou nenhum gol dançando o Waka Waka. Veja o beijo do casal após o tento de Messi abaixo!
O Real Madrid, consciente de que a batalha está perdida, escalou reservas para o confronto contra o terceiro colocado Valencia. O segundo pelotão de Mourinho arrebentou o adversário no Mestalla. Higuain fez três gols e Kaká dois na goleada por 6 a 3. Os dois artilheiros deverão ficar no banco na quarta-feira porque o técnico português já tem o seu esquema definido e apenas Cristiano Ronaldo deverá ficar no ataque.
O cenário da tabela de classificação não mudou em absolutamente nada no topo. O Barcelona tem 88 pontos, seguido do Real com 80. O Valencia está a léguas de distância com 63.
A já esperada queda no Campo Nou deixou o Osasuna no limite para escapar do rebaixamento. Está em 17º com 35 pontos, dois a frente do Zaragoza, que hoje está na zona de degola para a Segunda Divisão.
Outros resultados: Athletic Bilbao 2-0 Real Sociedad, Mallorca 2-0 Getafe, Sporting Gijón 1-0 Espanyol, Racing Santander 1-2 Málaga, Hércules 1-0 Deportivo La Coruña, Atlético de Madrid 4-1 Levante, Sevilla 3-2 Villarreal.
ITÁLIA
Só um milagre tira do Milan o título italiano. Não porque o líder tenha arrancado na reta final. Manteve a média. Mas seus principais adversários desabaram e não conseguem continuar a perseguição. A vantagem que era de três pontos há duas rodadas, agora está em oito.
Sem tropeçar mais contra times considerados pequenos, os milanistas passaram aperto contra o Brescia. Foi Robinho quem garantiu o resultado com decisivo gol aos 37 do segundo tempo. O 1 a 0 foi suficiente para garantir os três pontos.
Era placar que colocava a faca no pescoço do segundo colocado Napoli. Com poucos jogos disponíveis para alcançar a ponta, precisava bater o Palermo no estádio Renzo Barbera. Perdeu de virada. O gol de pênalti do artilheiro Cavani não foi o bastante para salvar a pele napolitana. Balzaretti e Bovo garantiram a vitória por 2 a 1 dos donos da casa. Revés que derrubou para a terceira posição o antigo pretendente ao título. Agora está com 65 pontos.
Um a menos que a Internazionale. O arquirrival do Milan ganhou, mas se arrasta em campo. Fez apenas o suficiente para bater a Lazio por 2 a 1 no San Siro. Eto'o desempatou a partida no início da etapa final. Se não houver considerável mudança nas rodadas derradeiras da Série A, o brasileiro Leonardo corre risco de não continuar no cargo na próxima temporada.
A briga para evitar o rebaixamento está bem mais acirrada. O Bari já caiu (21 pontos) e a situação do Brescia (30) é bem difícil. Mas Lecce e Sampdoria (os dois com 35) disputam cabeça a cabeça quem vai escapar. Cesena (37), Catania (37) e Parma (38) não podem vacilar.
Outros resultados: Roma 1-0 Chievo Verona, Genoa 4-2 Lecce, Bari 0-1 Sampdoria, Bologna 0-2 Cesena, Cagliari 1-2 Fiorentina, Udinese 0-2 Parma, Juventus 2-2 Catania.
ALEMANHA
Será? Será que o Borussia Dortmund vai se complicar justo agora? O Campeonato Alemão conta com 18 equipes, o que significa menos rodadas em relação à Inglaterra, Espanha e Itália. Até o início da 31ª, o time que passou o torneio quase inteiro na liderança isolada parecia tranquilo na ponta. Especialmente com a perspectiva de enfrentar o lanterna Borussia Monchengladbach.
De fato, o Dortmund poderia ter sido campeão no último fim de semana. Precisava vencer e torcer pela derrota do Bayer Leverkusen. Revelou-se uma combinação impossível com o triunfo do segundo colocado sobre o Hoffenheim por 2 a 1. E de virada. Depois de levar gol de Sigurdsson, o Leverkusen reverteu com tentos de Kadlec e Vidal.
Resultado dentro do esperado. Não mudava a situação do grande favorito ao título. Deveria ter sido tranquilo triunfo para ficar ainda mais perto do troféu. Deveria. O jogo só teve um gol e foi realmente do Borussia. Mas do Monchengladbach. Idrissou provocou a maior zebra europeia da rodada e fez todos os especialistas terminarem o domingo com um ponto de interrogação na cabeça. Será? Veja os melhores momentos da derrota do líder logo abaixo!
A diferença que era de oito pontos caiu para cinco (69 a 64). Os dois rivais pela taça da Bundesliga atuam mais três vezes. No próximo sábado, o Leverkusen visita o Colonia. o Dortmund recebe o Nurenberg. Se não vencer...
Apertada de verdade está a briga de faca pela terceira posição. O que significa muito porque é a última vaga para a próxima Liga dos Campeões da Europa. O Bayern de Munique corre perigo. Por enquanto, vai perdendo a disputa para o Hannover. Este abriu a rodada batendo o Freiburg por 3 a 1 e está na frente com 57 pontos. Um de vantagem em relação ao gigante da Baviera, que só não perdeu para o Eintracht Frankfurt porque o artilheiro Mario Gomez converteu pênalti no último minuto. Na próxima rodada as coisas podem se complicar ainda mais para o atual campeão, que recebe o Schalke 04. O Hannover enfrenta, em casa, o lanterna Monchengladbach.
Outros resultados: Schalke 0-1 Kaiserslautern, St.Pauli 1-3 Werder Bremen, Stuttgart 3-0 Hamburgo, Wolfsburg 4-1 Colonia, Nurenberg 0-0 Mainz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário