Páginas

terça-feira, 29 de março de 2011

Furacão completa 87 anos com um título nacional e há 15 anos na elite


Por Fernando FreireCuritiba
26 de março de 1924. Após reuniões entre dirigentes do Internacional e do América, a fusão dos times se confirmava, e começava ali a história do Clube Atlético Paranaense. Neste sábado, o Rubro-Negro completa 87 anos, com um Campeonato Brasileiro, 22 Paranaenses e um vice de Taça Libertadores. Além disso, o Furacão é, hoje, a sexta equipe há mais tempo na Série A - atrás apenas de Flamengo, Internacional, Cruzeiro, São Paulo e Santos. A equipe subiu em 1995, quando conquistou a Série B, e permanece na elite do futebol brasileiro desde então.
atletico campeao paranaense 2009 (Foto: Divulgação/Site Oficial)Último título do Atlético foi no Paranaense de 2009 (Foto: Divulgação/Site Oficial)
Início
O primeiro jogo do Atlético-PR foi no dia 6 de abril, ainda com o uniforme alvinegro do Internacional - já que o rubro-negro não estava pronto. O time venceu o Universal por 4 a 2, com gols de Malello, Marrequinho e Ari, duas vezes. O primeiro título foi conquistado no ano seguinte. Em 1925, a equipe venceu oito partidas, empatou três, perdeu apenas uma e ficou com o taça do estadual.
Títulos
torcida do atletico-pr (Foto: Divulgação/Site Oficial)Furacão venceu um Brasileiro e 22 paranaenses
(Foto: Divulgação/Site Oficial)
A principal conquista do Atlético-PR foi o Campeonato Brasileiro de 2001. O time, que terminou a primeira fase na segunda posição, atropelou os adversários na Arena da Baixada. Nas quartas-de-final, fez 2 a 1 no São Paulo com gols de Alex Mineiro e Kléber Pereira. Na semifinal, venceu o Fluminense por 3 a 2, vitória considerada uma das mais emocionantes da história do clube. Na final, fez 4 a 2 sobre o São Caetano em casa, com três gols de Alex Mineiro. Na partida decisiva, no Anacleto Campanela, vitória por 1 a 0, com outro gol de Alex Mineiro, e festa rubro-negra.
Além do Brasileirão de 2001, o Atlético-PR conquistou 22 Campeonatos Paranaenses - o último em 2009 - e a Série B de 1995. De outras conquistas, o time ficou perto - foi vice-brasileiro em 2004, vice da Libertadores de 2005 e terceiro colocado na Sul-Americana de 2006.
Ídolos
A lista é grande. Sicupira, maior artilheiro do Atlético-PR; Ziquita, que marcou quatro gols quando o time perdia por 4 a 0 e garantiu o empate; Caju, que fez história e milagres no gol rubro-negro; Washington e Assis, melhor dupla de ataque que o Furacão teve; Alex Mineiro, principal personagem da conquista do Brasileirão de 2001; e por aí vai.
Patrimônio
ct do atletico-pr (Foto: Divulgação/Site Oficial)CT do Caju conta com miniestádio e oito campos
(Foto: Divulgação/Site Oficial)
O Atlético-PR tem um dos melhores - se não o melhor - centro de treinamento do país. O CT do Caju já foi utilizado, inclusive, pela Seleção Brasileira. A última vez foi na preparação para a Copa do Mundo de 2010, quando ela ficou quase uma semana no local. A área de 220 mil metros quadrados conta com um mini-estádio, oito campos, quadras de tênis, vôlei e de futebol de areia, além de hotel, departamento médico e área de lazer.
Além do CT, o Rubro-Negro conta com a moderna Arena da Baixada. O estádio, hoje com capacidade para 25 mil torcedores, passará por uma reforma visando a Copa das Confederações de 2013 e o Mundial de 2014. Com isso, passará a ter quase 42 mil lugares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário